Powered By Blogger

24 de mai. de 2012

SUPLEMENTOS ?


Hi people ...cheguei !!
Depois de 15 dias  passeando na BIG APPLE ...estou de volta. 
Nossa gente, fiquei crazy na GNC...loja de suplementos nutricionais e aproveitando quero escrever sobre isso.
A popularidade dos suplementos vem crescendo de uma maneira espantosa tanto no meio esportivo quanto nas academias de ginástica.
Muitas pessoas acreditam que o suplemento alimentar é simplesmente um produto desenvolvido (através de processos químicos) que pode substituir um alimento com objetivo de complementar a dieta. 
Realmente, este é o conceito que o nome "suplemento alimentar" passa, porém a questão não tão simples assim. Será que ingestão de uma quantidade elevada e concentrada de uma determinada substância tem o mesmo impacto fisiológico sobre o  organismo que um alimento? 
Indubitavelmente, os suplementos alimentares são importantes ferramentas que em situações específicas podem auxiliar no tratamento de patologias, como também no desempenho atlético, porém isto não justifica o uso indiscriminado pela população em geral que busca apenas melhoria da qualidade de vida. 
Vale ressaltar que a maioria das pesquisas científicas disponíveis que tentam esclarecer a questão dos suplementos alimentares é realizada em atletas, o que dificulta extrapolar estes resultados para população em geral. Isto se deve ao fato de que freqüentadores de academias ou indivíduos engajados em planos de atividades físicas regular têm necessidades e demandas diferentes de atletas. 
Não se deve simplesmente condenar a utilização de suplementos nutricionais ou fazer uma apologia incentivando o consumo destas substâncias, entretanto é de fundamental importância alertar e criar uma consciência crítica da real necessidade deste tipo de estratégia por parte de indivíduos fisicamente ativos (freqüentadores de academias, de clubes ou de centros esportivos) que estão preocupados com a promoção da saúde. 
 Eu prescrevo suplementos com muita segurança e cada caso é um caso; há pacientes que realmente necessitam deles pois, não conseguem atingir as necessidades básicas essenciais somente com a alimentação.

  Beijos muitos beijos !




.

Nenhum comentário: